a

Propuestas para una Convivencia en Paz, Aportes de los Embajadores de Paz

JUNTOS PELA PAZ


“Juntos pela Paz”

“Propostas para uma Convivência em Paz”

Aportes dos Embaixadores de Paz â problemática atual



Consideramos que:

Si queremos viver em Paz, é necessário aprender Conviver em Paz.

Temos que promover a Paz, em todos os espaços públicos e privados, governamentais e da sociedade civil, em onde a Convivência seja constitutiva pelo bem comum, muito especialmente, famílias, escolas,  colégios, universidades, na rua, clubes, centros espirituais, hospitais, prisões.  

O bom trato e a boa convivência são necessários e possíveis para praticar em todos os estratos sociais.

A opinião pública, os médios massivos de difusão, pode participar e colaborar com as campanhas de conscientização publicitarias, governamentais e privadas que propiciem e alentem a fraternidade o bom trato entre todos os cidades.

O direito à Paz é um Direito de todos.


Asumimos que:

É urgente promover a Paz como caminho de resolução positiva e pacífica de conflitos nos diferentes níveis e ambientes da vida em comum e de trabalho, que aliviem e orientem aos meninos, aos jovens, a seus pais e à sociedade inteira, em direção a uma convivência em Paz,

Que este caminho cristaliza em linguagens, reconhecimento de valores, atitudes e condutas positivas e pacíficas, desde a infância até à quarta idade, em indivíduos e comunidades,




Concordamos que:

A Convivência em Paz é a forma em que nós ligamos, em todos os âmbitos e lugares, quando alcançamos à coexistência dinâmica que propicia o desenvolvimento global, pessoal e social de todos, na busca do bem-estar da sociedade,

O que implica o reconhecimento da dignidade intrínseca e dos direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana; (ONU 2006),

Que cabe à sociedade inteira, Educar para a Convivência em Paz,

Que o princípio orientador desta saudável convivência, é a Paz, que é inerente ao Ser, que é ao mesmo tempo, meta e caminho,

Que o compromisso pessoal e a confiança são a força geradora para alcançá-lo,

Que cada membro da comunidade cumpre uma função co-imprescindible e
não-delegada para a construção e educação da convivência em Paz, em si mesmo, o  entorno imediato e na comunidade global,

Que é primário gerar e promover um clima afetuoso, de alegria  e respeito,

Que é essencial cuidar da harmonia entre mente, corpo e espírito para sentir, pensar y agir na integridade e humildade,

Que es necessário descobrir, ensinar e praticar novos métodos de análise e superação de conflitos, a partir do diálogo construtivo,

Que somos responsáveis da evolução e futuro do nosso planeta,

Que anelamos integrar uma comunidade, sociedade, nação e planeta onde viver com liberdade e justiça, amor e respeito, perdão e reparação, dignidade e igualdade, honestidade e verdade, responsabilidade e compromisso,


Propomos:

  1. ) Promover a mudança de consciência através do compromisso pessoal, o poder do pensamento criativo, a palavra que cura e as ações construtivas.

  1. ) Começar cada dia com aquietando a mente e o espírito, através de  práticas simples de acordo com as crenças e estilos de vida de cada comunidade, alguns muito antigos e transmitidos por grandes líderes pacifistas mundiais de todas as épocas.

  1. ) Ensinar e aprender práticas cotidianas individuais e grupais, de respiração, relaxamento, oração, meditação, visualização, e outros recursos e ferramentas, conhecidas e ainda não descobertas, para acompanhar o processo de apropriação de atitudes mais harmoniosas. Evoluir da prevenção para a prevenção de hábitos pró- sociais.

  1. ) Privilegiar o jogo cooperativo como ferramenta educativa eficaz  e integradora das diferentes habilidades e capacidades humanas, nas diferentes fases da vida.

  1. ) Praticar e educar para o perdão e a reconciliação, através de técnicas orais, escritas, etc., essenciais para reconstruir a relação com o outro, permitindo o futuro e a evolução dos vínculos humanos, especialmente desde a casa e na infância.

  1. ) Incentivar a participação, especialmente dos jovens, na tomada de decisões e aplicação concreta das mesmas,  para  que o poder com espírito de serviço seja exercido por todos os membros do grupo, melhorem sua qualidade de vida e de suas comunidades.

  1. ) Ensinar e aprender habilidades para escutar e se expressar respeitosamente, necessidades, desejos, projeções, emoções e sentimentos, próprios e dos outros.

  1. ) Valorizar o diálogo construtivo, a comunicação responsável e pacífica para  estabelecer  acordos,  compreender e melhorar as relações humanas.

  1. ) Usar uma linguagem clara, harmoniosa e positiva, para construir confiança, melhorar  predisposição do ouvinte e aumentar sua autoestima.

  1. ) Reforçar uma cultura cidadã ativa e comprometida de respeito e observância das leis, regulamentos y regras de convivência, com conhecimento e pleno exercício dos direitos e responsabilidades.

  1. ) Dar impulso de várias maneiras á importância de cuidar, proteger e respeitar, o que é próprio, o que é dos outros e da comunidade, ao tempo de hoje e as gerações vindouras.

  1. ) Promover a consciência de unidade. Reconhecer que somos parte do universo e que aquilo que fazemos ou deixamos de fazer, afeta todos nós.

  1. ) Impulsar e coordenar planos, programas y campanhas de conscientização, vistas a  promoção da Paz.

  1. ) Educar para a Paz com uma visão sagrada da Vida, onde o respeito pela dignidade de todos os seres seja a fundação axiológica essencial.

  1. ) Valorar a verdade, a justiça e o amor como pilares fundamentais para a construção da Paz.